Livro Histórico

A idéia de resgatar o passado sempre esteve presente nas discussões e conversas com os vereadores, munícipes e cidadãos cajamarenses, principalmente entre aqueles que têm suas raízes em Cajamar ou que por uma razão ou outra aprenderam a amar nossa cidade, valorizando a saga de nossos antepassados, cujo esforço e participação foram decisivos para o crescimento de nosso município.

No ano de 2005, a prefeitura inaugurou a Casa da Memória, onde estão expostos documentos, fotos e materiais que fi zeram parte de uma história que ainda está na memória de muitas pessoas.

Muitas histórias e nomes foram, então, relembrados.

Naquele momento, os vereadores aprovaram um projeto para homenagear todos os ex-vereadores desde a primeira legislatura, conforme exposição feita no capítulo da atual legislatura neste livro.

A homenagem foi realizada no auditório da Natura, e reuniu aproximadamente 200 pessoas entre personalidades políticas, de ontem e de hoje, e seus familiares.

Foi um sucesso! Causou muita emoção e muitas lembranças foram reavivadas. Descobrindo e valorizando a sua história, a Câmara Municipal iniciou um trabalho institucional em busca de nomes, fotos e endereços dos agentes políticos do passado; contando com a sensibilidade, o envolvimento e a dedicação de funcionários desta Casa de Leis, organizou-se um arquivo de documentos e fotos que, para nossa surpresa, compõe vasto acervo histórico, revelador da importância do legislativo para a história de Cajamar.

Daí nasceu a idéia deste livro, pois é dever daquele que está investido de responsabilidade política, como representante da população no poder legislativo, colaborar no resgate histórico de sua cidade, em respeito aos antepassados que lutaram por uma coletividade, ficando este trabalho como um legado para o presente e para o futuro.

Eis, portanto, o propósito deste livro: registrar a história de nosso povo, a história de uma cidade, através do registro de suas lutas e de seus representantes. E não é outra a intenção deste livro senão resgatar a alma de um povo através da sua memória histórica com a firme convicção de que os ensinamentos da história, mestra silenciosa, apontem rumos de esperança para o futuro das novas gerações.

Leia o livro na íntegra. Ele está disponível em formato digital PDF e pode ser acessado abaixo:

Clique Aqui para baixar