Cajamar,
- www.cmdc.sp.gov.br

Proposituras

Moção de Aplauso N°1/2017
MOÇÃO DE APLAUSOS Nº 001 / 2017


Senhor Presidente:
Senhores Vereadores:

O Vereador infra-assinado, no uso de sua atribuição e em conformidade com as disposições regimentais, submete à consideração do Colendo Plenário, a presente MOÇÃO DE APLAUSO, ao GRUPO TEATRAL CAJAMAR (GTC).

Considerando que o Grupo Teatral Cajamar (GTC), foi um marco do teatro em Cajamar nos anos 90, abrindo caminhos para a área teatral e cultural do Município, incluindo as oficinas culturais que surgiram em função da preparação de atores para a pratica que estava em alta.

Considerando que Adanias Souza Silva, diretor do Grupo reuniu na época 10 integrantes e iniciou um trabalho de preparação de atores, com duração de um ano. Conforme relata Adanias o grupo Teatral Cajamar nasceu a partir de uma performance, montada para o I Encontro do A. A. (Alcoólicos Anônimos), tendo sua estreia em 1992 com a peça “Somos Menores”, o trabalho surpreendeu e trouxe vários convites para apresentações em outras cidades.

Considerando que no dia 10 de março de 2017 o Grupo Teatral Cajamar comemorou 25 de sua existência.

Considerando que o Grupo Teatral Cajamar na época levou o nome de Cajamar á várias cidades do estado de São Paulo.

Considerando que em 1993 o grupo recebeu o prêmio de melhor Grupo de Teatro no Festival Viva a Cultura em São Caetano, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo. Além dos espetáculos, o grupo animava festas, promovia eventos relacionados ao teatro, palestras e encontros culturais.

Considerando que o Grupo foi um movimento de qualidade e seriedade não deixando em dúvida a importância do teatro na Cultura de Cajamar, na construção de uma pratica solida, na formação de público, bem como na criação de políticas públicas culturais.

Considerando que o Grupo apresentou diversas peças, a maioria delas com a preocupação com a conscientização social, política e cultural da cidade de Cajamar: Crianças de Rua, injustiça social, meio ambiente etc; abaixo algumas das obras: “O AMANHÃ’’ -1992 (Drama Social –Autoria e Direção de Adanias de Sousa “SOMOS MENORES”-1992 (Drama Social) –Autoria e Direção de Adanias de Sousa “ GOTA D` ÀGUA “ -1993 (Tragédia Carioca) –Autoria Chique Buarque de Holanda.

Considerando que o Grupo Teatral Cajamar (GTC), faz parte da história cultural de Cajamar como consta na Casa da Memória do nosso município.

Considerando que todos que participavam do GTC bem como nas oficias culturais da época são cidadãos especiais e simpatizantes. O grupo é digno de aplausos pois foi pioneiro do teatro em nossa cidade.

Plenário Ver. Waldomiro dos Santos, 24 de março de 2017



SAULO RODRIGUES
VEREADOR

CLAUDINEI LUCIO RODRIGUES
VEREADOR





Este documento foi disponibilizado no site em 26 de Abril de 2017 às 14h23