Central de Notícias

A origem do nome Cajamar

Existe mais de uma possível hipótese a respeito do surgimento do nome

8 de Setembro - Há mais de uma versão sobre o assunto. “Cajamar” está registrada oficialmente como uma palavra da língua indígena tupi: Cai–a–mar, fruto colorido e manchado, referente ao araçá, então abundante na região. Entretanto, nos registros do Centro de Memória e Integração Cultural Capitan Bertha Moraes Nérici, da Prefeitura de Santana de Parnaíba, o nome Cajamar surgiu conforme o depoimento de Antônio Branco, a seguir:

”Quando o Governo Federal determinou que nenhuma cidade, vila ou distrito podia ter o (...) nome de Água-Fria, (...) eu exercia o cargo de secretário-contador da Prefeitura de Parnaíba e pesquisando o arquivo da Prefeitura encontrei um mapa de uma gleba de terras situada nas proximidades dessa vila, com o nome de ‘CAYAMAR’. Para evitar a dificuldade de pronúncia tirei a letra ‘Y’ e em seu lugar coloquei a letra ‘J’. Com isso julguei facilitar a pronúncia. Creio que a palavra ‘CAYAMAR’ provém da corruptela do nome de um bandeirante chamado Manuel Calhamares, residente nesse lugar e que devido à sua pronúncia difícil aos poucos foi mudando para ‘CAJAMAR’.”

Já os moradores do bairro do Polvilho acreditam que o nome Cajamar provém da frase “caminho do mar” ou “cai ao mar”. Antigamente, o bairro do Polvilho era uma fazenda que produzia cereais como outros fazendeiros de Jundiaí, Salto, Itu e Campinas.

As mercadorias eram levadas pelos tropeiros, demorando dias para chegar a outra localidade. Os tropeiros faziam (...) parada na Fazenda Polvilho para que eles e os animais descansassem por alguns dias.

Dali consideravam-se bem mais perto do mar.

Leia Também

A iniciativa visa esclarecer a situação do terreno e explorar possíveis alternativas para aproveitá-lo em benefício da comunidade local.

O vereador questiona quais medidas o poder público está adotando em resposta às faltas recorrentes do médico pediatra.