Central de Notícias

A Greve dos Queixadas

O mais longo movimento grevista da história

8 de Setembro - A empresa The Brazilian Portland Cement Company foi vendida para o Grupo Abdalla em 1951, passando a denominar-se Companhia Brasileira de Cimento PortlandPerus. Em 14 de maio de 1962, a cidade de Cajamar ficou mundialmente conhecida como a sede de um dos mais longos movimentos grevistas da história.

A greve teve o seu final em 1969, mas as suas principais questões foram resolvidas apenas cinco anos depois. Em julho de 1973, visando ao recebimento dos débitos de Abdalla para com a Fazenda Pública (cerca de 1 bilhão de cruzeiros), pagamento dos salários da greve (quase 20 milhões) e fim da poluição em Perus, o presidente Médici confiscou os bens da Perus.

Em outubro de 1974, o presidente Geisel corrigiu o inoperante primeiro confisco, permitindo que a União tomasse posse das pedreiras. Em novembro do mesmo ano a União depositou mais de 18 milhões de cruzeiros para pagar os salários acumulados no tempo de duração do processo (de 1962 a 1969). O pagamento foi feito aos trabalhadores em frente à sede do Sindicato, em Perus, sob a luz de velas.

Leia Também

A iniciativa visa esclarecer a situação do terreno e explorar possíveis alternativas para aproveitá-lo em benefício da comunidade local.

O vereador questiona quais medidas o poder público está adotando em resposta às faltas recorrentes do médico pediatra.