Cajamar,
- www.cmdc.sp.gov.br

Notícias e Publicações Oficiais

Câmara é sede de palestra sobre prevenção a escorpiões e animais peçonhentos
Esteja atento, evite acumular entulho e sempre procure ajuda médica
31/01/2020 | 14h14
Durante a manhã da quinta-feira (30), o Plenário da Câmara Municipal, foi sede da palestra de prevenção contra escorpiões e animais peçonhentos, realizada pela Secretaria de Saúde por meio da equipe técnica da Vigilância em Saúde, e apoio de importantes especialistas da Sucen- Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo.

O Engenheiro Silvio Hiroshi Murata, explanou de maneira dinâmica como o escorpião se comporta, quais os hábitos desse e de outros bichos que oferecem perigo e são facilmente encontrados em domicílios. O especialista afirma a importância da eliminação de focos do problema, como espaços com acúmulo de entulhos, restos de construção civil e até mesmo lixo doméstico. Silvio destacou que manutenções regulares, com saneamento, organização e corte de vegetação, são ações simples, mas capazes de evitar o aparecimento e a proliferação de escorpiões. Durante a manhã da quinta-feira (30), o Plenário da Câmara Municipal, foi sede da palestra de prevenção contra escorpiões e animais peçonhentos, realizada pela Secretaria de Saúde por meio da equipe técnica da Vigilância em Saúde, e apoio de importantes especialistas da Sucen- Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo.

O Engenheiro Silvio Hiroshi Murata, explanou de maneira dinâmica como o escorpião se comporta, quais os hábitos desse e de outros bichos que oferecem perigo e são facilmente encontrados em domicílios. O especialista afirma a importância da eliminação de focos do problema, como espaços com acúmulo de entulhos, restos de construção civil e até mesmo lixo doméstico. Silvio destacou que manutenções regulares, com saneamento, organização e corte de vegetação, são ações simples, mas capazes de evitar o aparecimento e a proliferação de escorpiões.

A Drª Rosangela de Carvalho do Cejam (Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim) organização que administra o Hospital Municipal Antônio Policarpo de Oliveira, falou sobre o primeiro atendimento em caso de picadas, como: lavar apenas o local com água e sabão, não amarrar ou comprimir de forma alguma e encaminhar essa vítima o quanto antes até o hospital mais próximo.
É importante dizer que somente profissionais capacitados poderão avaliar a gravidade do caso e como proceder de maneira rápida e eficaz a fim de amenizar a dor desse paciente e encaminha-lo para o tratamento correto.

Para mais esclarecimentos sobre esse assunto, dúvidas e orientações, entre em contato com a Divisão de Vigilância em Saúde pelo telefone 4408-5548.





Compartilhe nas Redes


Leia Mais

17 de Junho de 2020
Fabiano Galvão propõe abertura de Posto da GCM no Guaturinho
16 de Junho de 2020
Marcelo do Gás solicita informações sobre vagas para o tratamento de dependentes químicos
16 de Junho de 2020
Tica quer otimização dos protocolos de atendimento no hospital de campanha
9 de Junho de 2020
Izelda agradece início das obras do Parque do Polvilho
3 de Junho de 2020
Fabiano Galvão cobra iluminação em áreas de Jordanésia