Central de Notícias

Câmara é sede de palestra sobre prevenção a escorpiões e animais peçonhentos

Esteja atento, evite acumular entulho e sempre procure ajuda médica

31 de Janeiro - Durante a manhã da quinta-feira (30), o Plenário da Câmara Municipal, foi sede da palestra de prevenção contra escorpiões e animais peçonhentos, realizada pela Secretaria de Saúde por meio da equipe técnica da Vigilância em Saúde, e apoio de importantes especialistas da Sucen- Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo.

O Engenheiro Silvio Hiroshi Murata, explanou de maneira dinâmica como o escorpião se comporta, quais os hábitos desse e de outros bichos que oferecem perigo e são facilmente encontrados em domicílios. O especialista afirma a importância da eliminação de focos do problema, como espaços com acúmulo de entulhos, restos de construção civil e até mesmo lixo doméstico. Silvio destacou que manutenções regulares, com saneamento, organização e corte de vegetação, são ações simples, mas capazes de evitar o aparecimento e a proliferação de escorpiões. Durante a manhã da quinta-feira (30), o Plenário da Câmara Municipal, foi sede da palestra de prevenção contra escorpiões e animais peçonhentos, realizada pela Secretaria de Saúde por meio da equipe técnica da Vigilância em Saúde, e apoio de importantes especialistas da Sucen- Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo.

O Engenheiro Silvio Hiroshi Murata, explanou de maneira dinâmica como o escorpião se comporta, quais os hábitos desse e de outros bichos que oferecem perigo e são facilmente encontrados em domicílios. O especialista afirma a importância da eliminação de focos do problema, como espaços com acúmulo de entulhos, restos de construção civil e até mesmo lixo doméstico. Silvio destacou que manutenções regulares, com saneamento, organização e corte de vegetação, são ações simples, mas capazes de evitar o aparecimento e a proliferação de escorpiões.

A Drª Rosangela de Carvalho do Cejam (Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim) organização que administra o Hospital Municipal Antônio Policarpo de Oliveira, falou sobre o primeiro atendimento em caso de picadas, como: lavar apenas o local com água e sabão, não amarrar ou comprimir de forma alguma e encaminhar essa vítima o quanto antes até o hospital mais próximo.
É importante dizer que somente profissionais capacitados poderão avaliar a gravidade do caso e como proceder de maneira rápida e eficaz a fim de amenizar a dor desse paciente e encaminha-lo para o tratamento correto.

Para mais esclarecimentos sobre esse assunto, dúvidas e orientações, entre em contato com a Divisão de Vigilância em Saúde pelo telefone 4408-5548.



Leia Também

A iniciativa visa esclarecer a situação do terreno e explorar possíveis alternativas para aproveitá-lo em benefício da comunidade local.

O vereador questiona quais medidas o poder público está adotando em resposta às faltas recorrentes do médico pediatra.