Central de Notícias

Feliz Aniversário Cajamar

Nossa cidade completa 63 anos de existência

17 de Fevereiro - Cajamar tem sua origem no atual município de Santana de Parnaíba, onde nasceu sob o nome de Água Fria, e seu desenvolvimento está ligado às pedreiras de cal, instaladas na região a partir de 1908, e à inauguração da Estrada de Ferro Perus-Pirapora, que por ali tinha os ramais do Gato Preto e da Água Fria.

Ao que consta, a primeira vez que o nome Cajamar apareceu foi atrelado ao nome de São Sebastião, para designar a igreja que se construiu por intenção de Afonso Caramigo, que, em 1932, teria feito um pedido ao santo para acabar com a Revolução Constitucionalista. Em paga por sua promessa, ele erguia uma ermida para São Sebastião, o protetor dos militares.

Apesar desses antecedentes históricos mais ou menos conhecidos, é difícil definir o que significa Cajamar e são várias as interpretações que tentaram explicá-lo a partir da língua tupi. A mais conhecida, adotada inclusive pela prefeitura, é a de João Mendes de Almeida, para quem Cajamar seria a fruta colorida e queimada; ou seja, e ainda segundo o dito professor, kaî - seria queimado, tostado; a - fruta, e mar - colorido. Dessas palavras, apenas kaî ou kaîa consta nos dicionários com o significado proposto; quanto ao restante, nada se pode dizer e deve ser creditado à imaginação do autor ou a uma língua à qual só ele teve acesso.

Restaria, enfim, a suposição de que esse topônimo tenha sua origem em outra língua indígena ou, até mesmo, em algum idioma africano. Qual deles? Uma questão a ser resolvida.

Cajamar emancipou-se em 18 de fevereiro de 1959.

Fonte: (livro) A origem dos nomes dos municípios paulistas, Enio Squeff e Helder Perri Ferreira, 2003, pg. 79.

“No aniversário da nossa cidade Cajamar, parabenizo a todos aqueles que diariamente cumprem sua missão, contribuindo assim com o desenvolvimento do nosso município, buscando sempre novos projetos e aceitando o desafio de fazer mais e melhor”

Vereador Saulo Anderson Rodrigues
Presidente em exercício
2022

Leia Também

A iniciativa visa esclarecer a situação do terreno e explorar possíveis alternativas para aproveitá-lo em benefício da comunidade local.

O vereador questiona quais medidas o poder público está adotando em resposta às faltas recorrentes do médico pediatra.