Central de Notícias

Estudantes do Programa de Jovens visitam Telhado Verde

Visita foi no Shopping Eldorado em São Paulo

26 de Maio - A Prefeitura de Cajamar, por meio da Diretoria Municipal de Meio Ambiente – DMMA, levou na terça-feira, 29 de maio, os estudantes do Programa de Jovens - Núcleo Cajamar, para visitar o telhado verde do Shopping Eldorado em São Paulo.

Eles puderam observar a transformação dos restos de alimentos em adubo, desde a coleta dos alimentos na praça de alimentação, onde o processo se inicia, até a unidade compacta de processamento, onde ocorre a compostagem acelerada, que realiza em três horas uma tarefa que normalmente demoraria 180 dias.

No processo de compostagem são gerados quatorze toneladas de adubo por mês, a partir dos restos das 10 mil refeições servidas por dia na praça de alimentação do shopping. Até hoje foram produzidos legumes e hortaliças como abóbora, alface, berinjela, couve, feijão, pimentão, entre outros. Esses alimentos são consumidos pelos próprios funcionários do Shopping.

Gustavo Santana, estudante do Programa de Jovens, disse. “Achei a visita muito interessante, eu nunca tinha visto um telhado verde. Algumas pessoas poderiam dizer que é impossível a produção de alimentos no centro de São Paulo, onde existe tanta poluição, mas nós vimos a plantação e sentimos o frescor do local, foi ótimo”.

Compostagem: É um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo.

Leia Também

Confira algumas das indicações que serão debatidas na 4ª sessão ordinária da Câmara, nesta quarta-feira (27).

Veja algumas das propostas que serão discutidas na 4ª Sessão Ordinária da Câmara