Central de Notícias

Diogo Japa pede inclusão da prevenção da violência contra a mulher no currículo escolar

A solicitação é baseada na Lei Federal 14.164/2022, que determina a inclusão desse tema nos currículos das escolas do país

2 de Maio - O vereador Diogo Japa (PSDB) solicitou ao prefeito Danilo Joan (PSDB) informações sobre a inclusão da prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica pela Secretaria Municipal de Educação. A solicitação é baseada na Lei Federal 14.164/2022, que determina a inclusão desse tema nos currículos das escolas do país. O Requerimento 54/2023 do vereador Diogo Japa foi apresentado na sessão ordinária do legislativo cajamarense, realizada no dia (12/abril).

De acordo com o vereador, a inclusão da prevenção da violência contra a mulher nos currículos escolares é uma forma de tratar o problema pela raiz. Ele salientou que se o tema for tratado desde a infância, pode-se criar uma consciência coletiva de que a violência contra a mulher é um problema sério e que precisa ser combatido. Além disso, Diogo Japa destacou que a Lei Maria da Penha é um importante instrumento de combate à violência contra a mulher e que a semana determinada por essa lei, que ocorre em março de todo ano, pode ser uma oportunidade para promover ainda mais conhecimento sobre o tema.

O vereador espera que o prefeito possa informar se a Secretaria Municipal de Educação já implementou essa determinação da lei federal e quais são as ações que estão sendo tomadas para garantir que o tema seja tratado de forma adequada nas escolas da cidade. A inclusão da prevenção da violência contra a mulher nos currículos escolares é uma medida importante para combater um problema que afeta milhares de mulheres em todo o país. É necessário que as escolas tenham um papel ativo na promoção de uma cultura de respeito e igualdade de gênero, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

Leia Também

Confira algumas das indicações que serão debatidas na 4ª sessão ordinária da Câmara, nesta quarta-feira (27).

Veja algumas das propostas que serão discutidas na 4ª Sessão Ordinária da Câmara