Central de Notícias

Projeto de lei prevê check-up geral para mulheres na rede pública de saúde

O objetivo é diagnosticar e prevenir doenças como o câncer de mama

9 de Maio - O vereador Adilson Aparecido (Republicanos) é autor do PL 47/2023, que institui a campanha Check-Up Geral nas Mulheres. A proposta defende que, para as consultas anuais, realizadas em postos de saúde, unidades básicas, hospitais públicos ou privados, sejam solicitados, obrigatoriamente, exames de análises clínicas e de imagem, como mamografia, ultrassonografia, raio X, entre outros.

O objetivo é diagnosticar e prevenir doenças como o câncer de mama. O vereador Adilson explica que, na ausência desses exames na rede pública, os procedimentos deverão ser celebrados e realizados por convênios entre o poder público e a iniciativa privada.

O PL prevê também a realização de palestras sobre atividades físicas, medição da pressão arterial, orientação nutricional e a indicação de exames preventivos às mulheres. “Se os usuários de planos de saúde e de hospitais particulares contam com atendimento médico minucioso, os usuários do SUS merecem o mesmo tipo de atenção”, justifica Adilson Aparecido.

O projeto, foi apresentado para leitura e aprovado em primeira discussão no Plenário da Câmara de Cajamar. Agora o projeto aguarda segunda e definitiva votação.

Leia Também

A iniciativa visa esclarecer a situação do terreno e explorar possíveis alternativas para aproveitá-lo em benefício da comunidade local.

O vereador questiona quais medidas o poder público está adotando em resposta às faltas recorrentes do médico pediatra.