Central de Notícias

Vereador Clebinho propõe atendimento prioritário à pessoa com autismo

A justificativa do requerimento é embasada na Lei nº 16.756/18, que determina a fixação da placa de atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados que oferecem serviços prioritários.

9 de Agosto - Em tramitação na Câmara Municipal de Cajamar, o Requerimento n° 164/2023 de autoria do presidente da Câmara, o vereador Clebinho (PSD), pretende estabelecer atendimento preferencial, em estabelecimentos públicos de Cajamar, a pessoas com transtorno do espectro autista. Entre os locais públicos, o vereador Clebinho indicou o hospital Municipal, UPA, ESFs, UBSs da cidade.

A proposta estabelece a instalação de placa com o símbolo mundial que representa o transtorno, para que seja identificado o atendimento prioritário.

De acordo com o requerimento, as pessoas com autismo ficam amparadas conforme a lei 16.756/2018, que determina a fixação da placa de atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados que oferecem serviços prioritários.

O pedido foi encaminhado ao prefeito Danilo Joan para que estude a implantação da proposta do vereador Clebinho.

“O requerimento está em plena consonância com a legislação federal, razão pela qual as pessoas com Transtorno do Espectro Autista devem ter prioridade de atendimento no âmbito do município de Cajamar. O pedido inclui ainda, que os estabelecimentos deverão acrescentar o símbolo que se configura como uma fita, feita de peças de quebra-cabeça coloridas”, defende Clebinho na justificativa da matéria.

Além disso, o requerimento também aborda a possibilidade de distribuição de cordões de girassol para pessoas com deficiência oculta.

Leia Também

Audiência presidida pelo vereador Edvilson Leme (Pretinho) marca retomada das atividades às 10h, com pautas importantes para a população

Indicações serão apresentadas nesta quarta-feira (13), durante a 11ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, com foco na ampliação do acesso à saúde e no cuidado com a primeira infância