Central de Notícias

Vereador Lê Martins propõe serviço para auxiliar o atendimento a deficientes auditivos

A proposta visa criar um ambiente mais inclusivo, oferecendo suporte eficiente na comunicação entre profissionais de saúde e pessoas com deficiência auditiva.

11 de Dezembro - Deficientes auditivos enfrentam diversas barreiras no acesso aos serviços públicos e privados, especialmente quando se trata de momentos decisivos, como atendimentos em unidades de saúde. Diante desse desafio, o Vereador Lê Martins, por meio do Requerimento Nº. 243/2023, buscou solucionar essa questão propondo ao Poder Executivo a implantação de uma Central de Intermediação em Libras (CIL) nas unidades básicas de saúde de Cajamar.

A proposta visa criar um ambiente mais inclusivo, oferecendo suporte eficiente na comunicação entre profissionais de saúde e pessoas com deficiência auditiva. A CIL funcionaria por meio de um aplicativo de vídeochamadas, conectando servidores públicos, como médicos, a profissionais capacitados em Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Central de Intermediação.

Com essa iniciativa, o atendimento a deficientes auditivos torna-se mais eficaz, eliminando a necessidade de acompanhantes para a tradução em Libras. Isso não apenas promove a inclusão, mas também garante a privacidade e compreensão adequada durante consultas médicas e outros atendimentos.

Segundo o autor da proposta, vereador Lê Martins, a importância desse requerimento reside na busca por assegurar os direitos básicos desses cidadãos, promovendo a inclusão cada vez mais ampla de deficientes auditivos em todos os setores da sociedade.

O requerimento agora aguarda análise por parte do Poder Executivo, sendo aguardado com expectativa pela comunidade cajamarense. Caso implementado, esse serviço representará um avanço significativo na promoção da inclusão e acessibilidade para os deficientes auditivos em Cajamar.

Leia Também

O requerimento teve como base a Indicação Nº 176/2021, que pleiteava a contemplação de iluminação na referida viela.

O vereador Adilson busca entender as informações importantes que devem ser incluídas nos laudos médicos de autismo.