Central de Notícias

A origem do nome do distrito do Polvilho

O plantio de mandioca, da qual era extraída a farinha de polvilho deu a origem ao nome do bairro

8 de Setembro - O distrito recebeu esse nome devido à “Fazenda Polvilho”, por conta do plantio de mandioca, da qual era extraída a farinha de polvilho.

A família conta que a “Fazenda Polvilho” foi herdada por Joaquim Marques da Silva Sobrinho e tinha 800 alqueires cortados pelo Rio Juqueri.

A sede da fazenda era a construção mais antiga, um casarão feito de taipas. Seu principal produto era a mandioca, base da farinha de polvilho (daí o nome), e era a única na região que ainda mantinha mão-de-obra escrava.

A fazenda também era caminho para o Porto de Santos, sendo também utilizada pelos tropeiros, que levavam e traziam produtos de todos os tipos. Na fazenda descansavam, alimentavam seus animais no potreiro, localizado na área onde hoje é a SKF e a Natura Cosmética, e seguiam seu destino.

Após o falecimento do proprietário, a Fazenda Polvilho foi dividida entre os nove filhos.

Joaquim Marques da Silva, mais conhecido como Quinzinho é o filho mais novo, foi e ainda é um dos grandes colaboradores do Município. Entre suas atuações: a chegada da energia elétrica, alargamento da Avenida Tenente Marques, fundação da primeira escola do bairro, apoio às manifestações religiosas, ativa participação no Plebiscito e ainda hoje participa do resgate da identidade cultural da cidade.

Leia Também

A iniciativa visa esclarecer a situação do terreno e explorar possíveis alternativas para aproveitá-lo em benefício da comunidade local.

O vereador questiona quais medidas o poder público está adotando em resposta às faltas recorrentes do médico pediatra.